Estirpe | ÁREAS DE INTERVENÇĀO
07
06

Orientaçāo Vocacional

08

Sexologia

05

Programa Deixe de fumar

10

Mediaçāo familiar

CLÍNICA DE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA

26 ANOS NA VANGUARDA DA SAÚDE MENTAL

Psicologia Clí­nica

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais , estados de sofrimento, conflitos interpessoais, depressāo, ansiedade, etc, sendo também um espaço de crescimento e amadurecimento, oferencendo um oportunidade em compreender e modificar padrões de comportamentos e de relacionamento.

Indicado para:
– Ansiedade
– Depressão
– Luto
– Ataque de pânico
– Fobias
– Isolamento social
– Dificuldade de relacionamento (conjugal, familiar, emocional, social)
– Transtorno obsessivo
– Dependências (jogo,internet,drogas)
– Desenvolvimento pessoal (baixa auto-estima, baixo auto-conceito, autonomia…)
– Disturbios alimentares (anorexia, bulimia)
– Perturbações de personalidade
– Resolução de conflitos pessoais
– Avaliação Psicológica
– Problemas relacionados com o emprego

Psicologia da Criança e Adolescente

A psicologia da criança e do adolescente faz parte de uma área mais vasta da psicologia, a psicologia do desenvolvimento, em que se estudam os processos psicológicos de mudanças que ocorrem ao longo do ciclo de vida. Tem como principal objectivo compreender o processo de desenvolvimento da criança e adolescente em todas as suas vicissitudes, focalizando o mesmo para estilos de vida mais saudáveis.

Indicado para:
– Perturbação de oposição e desafio
– Dificuldades no relacionamento (pais-filhos)
– Programas de Psico-educação para pais
– Identidade de género / orientação sexual
– Programa de educação sexual para crianças e jovens
– Depressão
– Ansiedade e medos
– Défice de atenção/hiperatividade
– Insucesso Escolar/Baixo rendimento escolar
– Avaliação Psicológica
– Separação/divórcio dos pais
– Problemas de comportamento (casa/escola)
– Bullying
– Dificuldade na concentração
– Agressividade
– Dependências (jogo,internet,drogas)
(Idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos)

Psiquiatria / Pedopsiquiatria

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevençāo, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitaçāo das doenças mentais. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico.

A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Criança e do Adolescente é uma especialidade médica que diagnostica e trata perturbações emocionais e comportamentais da infância e da adolescência.

Indicado para:
– Depressão major
– Perturbação Bipolar
– Esquizofrenia
– Dependências (jogo,internet,drogas)
– Ansiedade generalizada
– Disturbios alimentares (anorexia, bulimia)
– Perturbações de personalidade

Terapia Familiar / Terapia de Casal

A terapia familiar é toda a terapia que se centra mais no sistema da família do que nos elementos que a compõem. A família é uma unidade fundamental que acompanha a formaçāo e o desenvolvimento do ser humano.

A terapia de casal centra-se em todos os casais adultos (heterossexuais e homossexuais) com dinâmicas relacionais disfuncionais.
Esta área de intervenção, apenas possível por especialistas, é utilizada para a resolução de conflitos inter e transgeracionais.

Indicado para:
– Problemas familiares
– Acontecimentos traumáticos na familia
– Comunicação deficitária na família
– Problemas conjugais
– Problemas e dificuldades sexuais e do desejo
– Reajuste familiar face a alterações no agregado familiar (chegada de filhos, avós)
– Gestão de tempo – carreira/família
– Infidelidade
– Distanciamento conjugal
– Desgaste relacional/afetivo
– Discussões permanentes
– Insatisfação conjugal

Mediaçāo Familiar em contexto clínico

A Mediação Familiar é um meio de resolução alternativa de litigios emergentes de relações familiares. O mediador familiar tem como papel fundamental controlar, na fase de instabilidade da vida da família, a gestāo do conflito. Ajudar os pais a tomar decisões responsáveis face ao novo contexto relacional interparental (regular a responsabilidade parental e o tempo de visitas das crianças, por exemplo). O objectivo é alcançar um acordo familiar, tendo em conta o interesse de todos (principalmente o da criança).

Indicado para:
-Regulação, alteração e incumprimento do exercício das responsabilidades parentais;
-Divórcio e separação de pessoas e bens;
-Reconciliação dos cônjuges separados;
-Atribuição e alteração de alimentos e bens.

Terapia do Divórcio

A decisão pelo divórcio ou separação do casal é muitas vezes acompanhada de dúvida, ambivalência e incerteza acerca do futuro. Embora, por vezes, o divórcio seja a opção mais saudável para alguns casais, a sua decisão é sempre dolorosa e difícil na medida em que o processo de separação acaba sempre por afetar os filhos, familia alargada e mesmo os amigos envolvidos.

Recorrer a ajuda profissional, neste momento do ciclo de vida do casal, por certo muito difícil e doloroso para ambos os elementos do casal, poderá contribuir não só para reajustar dificuldades que não foram ultrapassadas, mas também e essencialmente para a tomada de consciência de um trajeto que se vai alterar e do qual se assumem responsabilidades.
O recurso a um terapeuta familiar/terapeuta de casal para obter aconselhamento ou mesmo terapia, pode contribuir para encontrar soluções e alcançar novos equilibrios, quer a nível individual, quer ao nível do sistema familiar.

O objetivo deste tipo de terapia é ajudá-lo(a) a encontrar soluções mais eficazes e saudáveis num processo de mudança, de adaptação e de harmonização pessoal.
Não se esqueça que uma relação pós-divórcio desenvolvida com consciência e com respeito entre os pais minimiza as repercusões psicológicas juntos dos filhos.

Sexologia

É a área do conhecimento que trata do comportamento sexual e da sexualidade. A sexologia é indicada para pessoas ou casais que sofram de disfunções de natureza sexuais, tais como disfunçāo erétil, frigidez feminina, ejaculaçāo precoce, entre outros.

A intervenção pode ser individual e/ou em casal.

Indicado para:
– Problemas/dificuldades no funcionamento sexual
– Insatisfação sexual
– Conflitos relacionados com a sexualidade
– Perturbações sexuais

Avaliaçāo Psicológica / Psicologia Forense (Supervisāo com o Prof. Dr. Rui Abrunhosa)

Avaliação Psicológica em contexto clinico tem como objetivo compreender o processo desenvolvimental do indivíduo e melhorar o conhecimento do seu funcionamento global, para uma melhor identificação das necessidades de cada pessoa. A avaliação psicológica, em clínica, permite traçar estratégias de intervenção, prevenção e acompanhamento individual.

Psicologia Forense: Área da psicologia que visa uma avaliaçāo rigorosa, ao serviço do Direito. A psicologia forense consiste na aplicaçāo do conhecimento psicológico ao serviço da tomada de decisāo judicial. Inclui avaliaçāo de ofensores (sexuais e conjugais), avaliaçāo de vítimas (maus tratos, violaçāo, abuso sexual), avaliaçāo dos processos do exercício da responsabilidade parental (regulaçāo de poder paternal), avaliaçāo dos processos de promoçāo e protecçāo.

Terapia da Fala

Avalia, diagnostica, intervém e previne perturbações da comunicaçāo (ausência de fala, deficiência mental grave, espectro do autismo), linguagem (perturbações de linguagem no adulto e na criança, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, dislexia e disgrafia), fala (alterações de fala no adulto e na criança), voz (problemas de voz no adulto a na criança, técnica vocal), deglutiçāo (alterações na mastigaçāo e na deglutiçāo).

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma área que se interessa pelo estudo da relação entre o cérebro e o comportamento, analisando o funcionamento cerebral tanto em condições normais como patológicas.
Esta especialidade permite verificar a existência de disfunção cerebral; identificar as consequências cognitivas, emocionais e comportamentais da disfunção cerebral; e fornecer informação sobre as forças e fraquezas funcionais necessária para o planeamento da reabilitação neurocognitiva.
É essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas patologias do foro neurológico e psiquiátrico, assim como de perturbações do neurodesenvolvimento infantil.

Indicado para:
– Atenção, memória, linguagem, capacidade de resolução de problemas, entre outras (Avaliação Neuropsicológica das funções cognitivas);
– Reabilitação Neurocognitiva;
– Defeito Cognitivo Ligeiro; Doença de Alzheimer (Quadros Neurodegenerativos);
– Esclerose Múltipla (Doenças Desmielinizantes);
– Acidente Vascular Cerebral; Demência Vascular (Doença Vascular Cerebral);
– Doença de Parkinson (Doenças do Movimento e Cirurgia Funcional);
– Epilepsia
– Tumores cerebrais (Neurocirurgia)
– Traumatismo Crânio-Encefálico
– Perturbação Obsessivo-Compulsiva; Perturbação Bipolar;Depressão; Esquizofrenia (Perturbações Psiquiátricas);
– Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação da Linguagem, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação da Aprendizagem (Perturbações do Neurodesenvolvimento);

Toxicodependência / Alcoolismo (Licenciado pelo Ministério da Saúde)

Refere-se a um estado de dependência psicológica e/ou física originado pelo consumo repetido de uma ou mais substâncias psicoactivas, caracterizado pela procura e consumo compulsivo, com consequências negativas extremas a nível familiar, pessoal, social e profissional. A toxicodependência e o alcoolismo podem potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. Estas consultas pretendem um tratamento orientado para a abstinência e para a autonomia plena do indivíduo.

Coaching

O Coaching consiste em promover as capacidades e o potencial das pessoas, maximizando o seu desempenho e facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de novas competências, que permitam melhorar as experiências de vida, o desempenho profissional e o bem-estar das pessoas, grupos ou organizações.

O processo de Coaching inicia-se pela definição dos objectivos que o cliente (Coachee) quer atingir – em áreas tão diversas como a gestão do tempo, a carreira, o desempenho em actividades desportivas, o relacionamento com os outros, a comunicação ou a liderança, por exemplo.

As questões ou temas que surgem num processo de Coaching podem ser de origem pessoal, profissional ou outra. Por exemplo, o Coaching aplica-se a pessoas que querem impulsionar o seu crescimento profissional mas não sabem por onde começar; estão num momento de mudança pessoal e não sabem que rumo seguir; sentem-se bloqueadas nas suas relações ou no seu emprego; ou querem desenvolver mais as suas competências de liderança.

Um Psicólogo que é Coach ajuda o Coachee a organizar as suas ideias transformando-as em objectivos definidos e estratégias para os alcançar, possibilizando assim a concretização dos seus sonhos e desejos. Ao longo do processo encoraja, apoia, mantém a motivação e acompanha o plano de acção do seu Coachee, incentivando o seu crescimento, desenvolvimento de capacidades e a melhoria do seu desempenho profissional e pessoal, assim como da sua qualidade de vida.

O Coaching é focado em planos de acção relativos ao presente e ao futuro, recorrendo a metodologias de questionamento, descoberta e reflexão pessoal. Um Psicólogo que é Coach procura maximizar os resultados do Coachee optimizando os seus recursos pessoais, técnicos e emocionais. O propósito último é o desenvolvimento, a melhoria contínua, o sucesso e auto-realização do Coachee.

Hipnose Clinica e de Regressão

Mundialmente usada, a hipnose tem sido alvo de atenção pelos seus resultados notáveis, sendo recurso frequente pela medicina, psiquiatria, psicologia e odontologia. Através de técnicas específicas, da conversação e de metáforas a pessoa é induzida a um estado alterado de consciência, facilitando o entendimento, o processamento e a interação com o Inconsciente da pessoa.

De acordo com a APA (Associação Americana de Psicologia) a Hipnose é um estado de consciência alterado. Este estado não implica ausência de consciência, mas sim uma consciência expandida, com atenção focada, onde a consciência periférica é reduzida, comparativamente ao estado vígil. Neste estado a pessoa está mais recetiva a autossugestões e a sugestões induzidas por um hipnoterapeuta.

A Hipnoterapia é caracterizada pelo uso da hipnose com efeito terapêutico e é considerada uma terapia breve e eficaz. Quando combinada com outras psicoterapias, como por exemplo, a psicoterapia cognitivo-comportamental, psicoterapia positiva e psicanálise, a hipnose tende a potenciar o sucesso das mesmas. Outras técnicas e metodologias de desenvolvimento do potencial do Ser Humano, recorrem e integram a hipnose, como por exemplo a programação neurolinguística (PNL)* e o coaching**.
Os seis pontos seguintes são exemplo das possibilidades do uso da hipnoterapia:
– Encontrar soluções para os problemas do passado;
– Eliminar crenças antigas e limitantes;
– Transformar os pensamentos negativos em positivos;
– Desenvolver hábitos mais saudáveis;
– Estabelecer metas mais realistas;
– Assumir o controlo ativo da sua saúde, carreira, relacionamentos e da sua própria vida.

Exemplos de patologias e dificuldades, que podem ser ultrapassadas com o recurso à hipnose:
1. Depressão, Ansiedade, Stress e Fobias;
2. Traumas;
3. Pensamentos Obsessivos;
4. Comportamentos compulsivos;
5. Adições e Hábitos não saudáveis;
6. Dificuldades sexuais;
7. Autoestima e autoconceito;
8. Conflitos Relacionais;
9. Controlo da Dor;
10. Doenças Psicossomáticas.

A hipnoterapia é executada por especialistas certificados que regem a sua prática por um código ético e deontológico, desta forma, uma das condições fundamentais para o sucesso da terapia é a existência de um ambiente seguro e confidencial assim como a existência de uma relação de empatia e confiança mutuas.

Aconselhamento e Orientação Vocacional / Profissional

A Orientação Vocacional é uma abordagem psicológica que visa a uma identidade profissional. Permite obter um conhecimento mais abrangente quanto ao perfil profissional e escolhas vocacionais. Trata-se de uma avaliação específica, com recurso a instrumentos adequados, que permite conhecer melhor as características da personalidade, ajudando todos aqueles que necessitam de tomar decisões académicas/profissionais para o seu futuro com mais confiança.

Indicado para:
– Alunos que frequentam o secundário (9º – 12º) que desconhecem a sua área formativa
– Pessoas insatisfeitas com a sua atividade laboral/profissional
– Pessoas com o objetivo de mudar a sua situação
– Desempregados

Intervenção e Avaliação Empresarial

Na atual conjuntura em que vivemos, facilmente se desencadeiam disfuncionalidades pessoais ou sociais geradoras de stress, de insegurança, de angústia e de ansiedade. Considerando igualmente que o o ambiente de negócios das empresas é instável e competitivo, exige-se dos profissionais envolvidos maior esforço que, quando subaproveitado pode levar a Burnout, desmotivações, baixas médicas, entre outros.

Um diagnóstico precoce possibilita uma intervenção eficaz e eficiente, permitindo aos profissionais que se antecipem às mudanças, construindo, ao mesmo tempo, estratégias e procedimentos que promovam, preservem e restabeleçam a qualidade de vida e melhorias na sua performance laboral.
Indicado para:
– Avaliação dos riscos psicossociais (depressão, ansiedade,, burnout, etc);
– Avaliação das condições da empresa para efeitos de relatório ACT
– Avaliação de quadros diretivos;
– Avaliação de Técnicos específicos (comerciais, administrativos, etc)
– Programa de Coaching para executivos em 15 sessões
– Formação on-site adequada e ajustada à realidade da empresa e de acordo com os resultados da avaliação e diagnóstico:
– Formação sobre Promoção da saúde laboral e prevenção de absentismo e riscos psicossociais;
– Comunicação com eficácia
– Assertividade e gestão de conflitos
– Avaliação de condutores

Consulta de Preparaçāo para entrevistas de emprego

Duas consultas que têm por objectivo dar a conhecer a quem nos procura, principalmente aqueles que se encontram em iminente situaçāo de procura de emprego, alguns aspectos que parecem ser essenciais e poderāo ser uma mais valia na busca de sucesso na procura de emprego.

Se procura um especialista na área da saúde, está no sitio certo! Confie na experiência de 26 anos desta Clinica.
Somos profissionais credenciados e experientes no âmbito das problemáticas e dos desafios psicossociais e psicoemocionais Focados na relação terapêutica, alicerçados na ciência/investigação e na boa prática clínica, com serviços direcionados para problemáticas de cariz individual, de casal, familiar, empresarial e escolar.

Oferecido pela Doctoralia
© Copyright - ESTIRPE, Centro de Estudos Psicossomáticos