CLÍNICA DE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA
33 ANOS NA VANGUARDA DA SAÚDE MENTAL
Psicologia Clínica
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, depressāo, ansiedade, etc, sendo também um espaço de crescimento e amadurecimento, oferencendo uma oportunidade em compreender e modificar padrões de comportamentos e de relacionamento.
Indicado para:
– Ansiedade
– Depressão
– Luto
– Ataque de pânico
– Fobias
– Isolamento social
– Dificuldade de relacionamento (conjugal, familiar, emocional, social)
– Transtorno obsessivo
– Dependências (jogo,internet,drogas)
– Desenvolvimento pessoal (baixa auto-estima, baixo auto-conceito, autonomia…)
– Disturbios alimentares (anorexia, bulimia)
– Perturbações de personalidade
– Resolução de conflitos pessoais
– Avaliação Psicológica
– Problemas relacionados com o emprego
Psicologia da Criança e Adolescente
A psicologia da criança e do adolescente faz parte de uma área mais vasta da psicologia, a psicologia do desenvolvimento, em que se estudam os processos psicológicos de mudanças que ocorrem ao longo do ciclo de vida. Tem como principal objectivo compreender o processo de desenvolvimento da criança e adolescente em todas as suas vicissitudes, focalizando o mesmo para estilos de vida mais saudáveis.
Indicado para:
– Perturbação de oposição e desafio
– Dificuldades no relacionamento (pais-filhos)
– Programas de Psico-educação para pais
– Identidade de género / orientação sexual
– Programa de educação sexual para crianças e jovens
– Depressão
– Ansiedade e medos
– Défice de atenção/hiperatividade
– Insucesso Escolar/Baixo rendimento escolar
– Avaliação Psicológica
– Separação/divórcio dos pais
– Problemas de comportamento (casa/escola)
– Bullying
– Dificuldade na concentração
– Agressividade
– Dependências (jogo,internet,drogas)
(Idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos)
Psiquiatria / Pedopsiquiatria
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevençāo, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitaçāo das doenças mentais. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico.
A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Criança e do Adolescente é uma especialidade médica que diagnostica e trata perturbações emocionais e comportamentais da infância e da adolescência.
Indicado para:
– Depressão major
– Perturbação Bipolar
– Esquizofrenia
– Dependências (jogo,internet,drogas)
– Ansiedade generalizada
– Disturbios alimentares (anorexia, bulimia)
– Perturbações de personalidade
Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma área que se interessa pelo estudo da relação entre o cérebro e o comportamento, analisando o funcionamento cerebral tanto em condições normais como patológicas.
Esta especialidade permite verificar a existência de disfunção cerebral; identificar as consequências cognitivas, emocionais e comportamentais da disfunção cerebral; e fornecer informação sobre as forças e fraquezas funcionais necessária para o planeamento da reabilitação neurocognitiva.
É essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas patologias do foro neurológico e psiquiátrico, assim como de perturbações do neurodesenvolvimento infantil.
Indicado para:
– Atenção, memória, linguagem, capacidade de resolução de problemas, entre outras (Avaliação Neuropsicológica das funções cognitivas);
– Reabilitação Neurocognitiva;
– Defeito Cognitivo Ligeiro; Doença de Alzheimer (Quadros Neurodegenerativos);
– Esclerose Múltipla (Doenças Desmielinizantes);
– Acidente Vascular Cerebral; Demência Vascular (Doença Vascular Cerebral);
– Doença de Parkinson (Doenças do Movimento e Cirurgia Funcional);
– Epilepsia
– Tumores cerebrais (Neurocirurgia)
– Traumatismo Crânio-Encefálico
– Perturbação Obsessivo-Compulsiva; Perturbação Bipolar;Depressão; Esquizofrenia (Perturbações Psiquiátricas);
– Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação da Linguagem, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação da Aprendizagem (Perturbações do Neurodesenvolvimento);
Terapia Familiar / Terapia de Casal
A terapia familiar é toda a terapia que se centra mais no sistema da família do que nos elementos que a compõem. A família é uma unidade fundamental que acompanha a formaçāo e o desenvolvimento do ser humano.
A terapia de casal centra-se em todos os casais adultos (heterossexuais e homossexuais) com dinâmicas relacionais disfuncionais.
Esta área de intervenção, apenas possível por especialistas, é utilizada para a resolução de conflitos inter e transgeracionais.
Indicado para:
– Problemas familiares
– Acontecimentos traumáticos na familia
– Comunicação deficitária na família
– Problemas conjugais
– Problemas e dificuldades sexuais e do desejo
– Reajuste familiar face a alterações no agregado familiar (chegada de filhos, avós)
– Gestão de tempo – carreira/família
– Infidelidade
– Distanciamento conjugal
– Desgaste relacional/afetivo
– Discussões permanentes
– Insatisfação conjugal
Sexologia
É a área do conhecimento que trata do comportamento sexual e da sexualidade. A sexologia é indicada para pessoas ou casais que sofram de disfunções de natureza sexuais, tais como disfunçāo erétil, frigidez feminina, ejaculaçāo precoce, entre outros.
A intervenção pode ser individual e/ou em casal.
Indicado para:
– Problemas/dificuldades no funcionamento sexual
– Insatisfação sexual
– Conflitos relacionados com a sexualidade
– Perturbações sexuais
Osteopatia
A osteopatia é uma terapêutica da medicina alternativa nos cuidados de saúde primário, que aborda o indivíduo de uma forma global, centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas.
Não só apresenta um carater preventivo como ajuda na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio entre corpo e mente. A osteopatia contribui ainda para o aumento da flexibilidade e da mobilidade articular.
Segundo os especialistas, a osteopatia tem “resultados comprovados” no tratamento e melhoria de vários problemas de saúde:
Disfunções da coluna vertebral;
Cefaleias de origem tensional;
Torcicolos;
Dorsalgias;
Cervicalgias;
Dor ciática;
Ombro doloroso;
Hérnias discais;
Contraturas musculares;
Inflamações nervosas;
Tendinites;
Lombalgias;
Dores musculares generalizadas
Intervenção nas Dependências
Toxicodependência / Alcoolismo Refere-se a um estado de dependência psicológica e/ou física originado pelo consumo repetido de uma ou mais substâncias psicoactivas, caracterizado pela procura e consumo compulsivo, com consequências negativas extremas a nível familiar, pessoal, social e profissional. A toxicodependência e o alcoolismo podem potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. Estas consultas pretendem um tratamento orientado para a abstinência e para a autonomia plena do indivíduo.
Dependências sem substâncias: Refere-se a um estado de dependência psicológica. As perturbações associadas à dependência de tecnologia envolvem um consumo abusivo e/ou descontrolado das plataformas e redes digitais (por exemplo, redes sociais, jogos online), trazendo perturbações ao nível da saúde mental.
Mediaçāo Familiar em contexto clínico
A Mediação Familiar é um meio de resolução alternativa de litigios emergentes de relações familiares. O mediador familiar tem como papel fundamental controlar, na fase de instabilidade da vida da família, a gestāo do conflito. Ajudar os pais a tomar decisões responsáveis face ao novo contexto relacional interparental (regular a responsabilidade parental e o tempo de visitas das crianças, por exemplo). O objectivo é alcançar um acordo familiar, tendo em conta o interesse de todos (principalmente o da criança).
Indicado para:
-Regulação, alteração e incumprimento do exercício das responsabilidades parentais;
-Divórcio e separação de pessoas e bens;
-Reconciliação dos cônjuges separados;
-Atribuição e alteração de alimentos e bens.
Terapia do Divórcio
A decisão pelo divórcio ou separação do casal é muitas vezes acompanhada de dúvida, ambivalência e incerteza acerca do futuro. Embora, por vezes, o divórcio seja a opção mais saudável para alguns casais, a sua decisão é sempre dolorosa e difícil na medida em que o processo de separação acaba sempre por afetar os filhos, familia alargada e mesmo os amigos envolvidos.
Recorrer a ajuda profissional, neste momento do ciclo de vida do casal, por certo muito difícil e doloroso para ambos os elementos do casal, poderá contribuir não só para reajustar dificuldades que não foram ultrapassadas, mas também e essencialmente para a tomada de consciência de um trajeto que se vai alterar e do qual se assumem responsabilidades.
O recurso a um terapeuta familiar/terapeuta de casal para obter aconselhamento ou mesmo terapia, pode contribuir para encontrar soluções e alcançar novos equilibrios, quer a nível individual, quer ao nível do sistema familiar.
O objetivo deste tipo de terapia é ajudá-lo(a) a encontrar soluções mais eficazes e saudáveis num processo de mudança, de adaptação e de harmonização pessoal.
Não se esqueça que uma relação pós-divórcio desenvolvida com consciência e com respeito entre os pais minimiza as repercusões psicológicas juntos dos filhos.
Coaching
O Coaching consiste em promover as capacidades e o potencial das pessoas, maximizando o seu desempenho e facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de novas competências, que permitam melhorar as experiências de vida, o desempenho profissional e o bem-estar das pessoas, grupos ou organizações.
O processo de Coaching inicia-se pela definição dos objectivos que o cliente (Coachee) quer atingir – em áreas tão diversas como a gestão do tempo, a carreira, o desempenho em actividades desportivas, o relacionamento com os outros, a comunicação ou a liderança, por exemplo.
As questões ou temas que surgem num processo de Coaching podem ser de origem pessoal, profissional ou outra. Por exemplo, o Coaching aplica-se a pessoas que querem impulsionar o seu crescimento profissional mas não sabem por onde começar; estão num momento de mudança pessoal e não sabem que rumo seguir; sentem-se bloqueadas nas suas relações ou no seu emprego; ou querem desenvolver mais as suas competências de liderança.
Um Psicólogo que é Coach ajuda o Coachee a organizar as suas ideias transformando-as em objectivos definidos e estratégias para os alcançar, possibilizando assim a concretização dos seus sonhos e desejos. Ao longo do processo encoraja, apoia, mantém a motivação e acompanha o plano de acção do seu Coachee, incentivando o seu crescimento, desenvolvimento de capacidades e a melhoria do seu desempenho profissional e pessoal, assim como da sua qualidade de vida.
O Coaching é focado em planos de acção relativos ao presente e ao futuro, recorrendo a metodologias de questionamento, descoberta e reflexão pessoal. Um Psicólogo que é Coach procura maximizar os resultados do Coachee optimizando os seus recursos pessoais, técnicos e emocionais. O propósito último é o desenvolvimento, a melhoria contínua, o sucesso e auto-realização do Coachee.
Aconselhamento e Orientação Vocacional / Profissional
A Orientação Vocacional é uma abordagem psicológica que visa a uma identidade profissional. Permite obter um conhecimento mais abrangente quanto ao perfil profissional e escolhas vocacionais. Trata-se de uma avaliação específica, com recurso a instrumentos adequados, que permite conhecer melhor as características da personalidade, ajudando todos aqueles que necessitam de tomar decisões académicas/profissionais para o seu futuro com mais confiança.
Indicado para:
– Alunos que frequentam o secundário (9º – 12º) que desconhecem a sua área formativa
– Pessoas insatisfeitas com a sua atividade laboral/profissional
– Pessoas com o objetivo de mudar a sua situação
– Desempregados
Intervenção e Avaliação Empresarial
Na atual conjuntura em que vivemos, facilmente se desencadeiam disfuncionalidades pessoais ou sociais geradoras de stress, de insegurança, de angústia e de ansiedade. Considerando igualmente que o o ambiente de negócios das empresas é instável e competitivo, exige-se dos profissionais envolvidos maior esforço que, quando subaproveitado pode levar a Burnout, desmotivações, baixas médicas, entre outros.
Um diagnóstico precoce possibilita uma intervenção eficaz e eficiente, permitindo aos profissionais que se antecipem às mudanças, construindo, ao mesmo tempo, estratégias e procedimentos que promovam, preservem e restabeleçam a qualidade de vida e melhorias na sua performance laboral.
Indicado para:
– Avaliação dos riscos psicossociais (depressão, ansiedade,, burnout, etc);
– Avaliação das condições da empresa para efeitos de relatório ACT
– Avaliação de quadros diretivos;
– Avaliação de Técnicos específicos (comerciais, administrativos, etc)
– Programa de Coaching para executivos em 15 sessões
– Formação on-site adequada e ajustada à realidade da empresa e de acordo com os resultados da avaliação e diagnóstico:
– Formação sobre Promoção da saúde laboral e prevenção de absentismo e riscos psicossociais;
– Comunicação com eficácia
– Assertividade e gestão de conflitos
– Avaliação de condutores
Consulta de Preparaçāo para entrevistas de emprego
Duas consultas que têm por objectivo dar a conhecer a quem nos procura, principalmente aqueles que se encontram em iminente situaçāo de procura de emprego, alguns aspectos que parecem ser essenciais e poderāo ser uma mais valia na busca de sucesso na procura de emprego.
Avaliaçāo Psicológica / Psicologia Forense
Avaliação Psicológica em contexto clinico tem como objetivo compreender o processo desenvolvimental do indivíduo e melhorar o conhecimento do seu funcionamento global, para uma melhor identificação das necessidades de cada pessoa. A avaliação psicológica, em clínica, permite traçar estratégias de intervenção, prevenção e acompanhamento individual.
Psicologia Forense: Área da psicologia que visa uma avaliaçāo rigorosa, ao serviço do Direito. A psicologia forense consiste na aplicaçāo do conhecimento psicológico ao serviço da tomada de decisāo judicial. Inclui avaliaçāo de ofensores (sexuais e conjugais), avaliaçāo de vítimas (maus tratos, violaçāo, abuso sexual), avaliaçāo dos processos do exercício da responsabilidade parental (regulaçāo de poder paternal), avaliaçāo dos processos de promoçāo e protecçāo.
Nutricionismo
Em parceria com a Wellnutri pode realizar consultas de nutrição, teste de Intolerância alimentar e avaliação epigenética por forma a melhorar os seus hábitos alimentares e o seu estilo de vida.
Principais sintomas de uma alimentação desadequada:
Enxaqueca
Depressão
Dor abdominal
Alteração de humor
Ansiedade
Dificuldade em controlar o peso
Enjoos
Retenção de líquidos
Terapia da Fala
Avalia, diagnostica, intervém e previne perturbações da comunicaçāo (ausência de fala, deficiência mental grave, espectro do autismo), linguagem (perturbações de linguagem no adulto e na criança, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, dislexia e disgrafia), fala (alterações de fala no adulto e na criança), voz (problemas de voz no adulto a na criança, técnica vocal), deglutiçāo (alterações na mastigaçāo e na deglutiçāo).
Se procura um especialista na área da saúde, está no sitio certo! Confie na experiência de mais de 30 anos desta Clinica.
Somos profissionais credenciados e experientes no âmbito das problemáticas e dos desafios psicossociais e psicoemocionais Focados na relação terapêutica, alicerçados na ciência/investigação e na boa prática clínica, com serviços direcionados para problemáticas de cariz individual, de casal, familiar, empresarial e escolar.